Índice

Números anteriores

 Número
[17 Junho 05]

5

Notícias EduTIC

Conferencia Europeia sobre Segurança da criança e os telefones moveis 3G

A equipa EduTIC participou na conferencia Europeia realizada no Luxemburgo, no passado dia 14 de Junho, sobre o tema: "Child safety and mobile phones"

 

» Mais informação...

Programa "Safer Internet Plus"

A comissão Europeia lançou no passado dia 14 o programa Safer Internet Plus. Uma representação de Portugal esteve presente na apresentação formal deste novo programa. As candidaturas poderão ser enviadas até finais de Outubro.

 

» Mais informação...

topo

Notícias dos Centros de Competência

Novas funções para "velhos" PCs

 

O CCEMS desenvolve um projecto para aproveitamento de PCs antigos e colocados de lado pelo avanço da tecnologia. Qual é a escola que não tem um conjunto de PC’s para os quais não encontra utilidade? Qual é a escola que não desejaria ter mais um espaço para acesso à Internet e/ou outras funções?

Com esta solução as escolas poderão reaproveitar computadores antigos para a criação de mais espaços que permitam o acesso às TIC a um maior número de pessoas.

 

» Mais informação...

 

Pequenos Artistas - Curso on-line

Pequenos Artistas é um curso on-line de iniciação à utilização criativa do computador como ferramenta promotora da expressão plástica.
Destina-se a alunos até aos 12 anos (principalmente 1º e 2º Ciclos), embora possa ser frequentado por todos, e tem no software MS Paint ou PaintBrush, que designaremos apenas por Paint, o seu suporte de partida.

» Mais informação...

 

 

topo

Notícias Nacionais

Sete mil professores vão ensinar inglês no 1º ciclo

 

Na sua primeira entrevista desde que tomou posse, a Ministra da Educação anunciou que sete mil professores serão deslocados para as escolas para ensinar inglês aos alunos dos terceiro e quarto anos do 1º ciclo do ensino básico.

As aulas de inglês - "uma actividade extracurricular" - irão funcionar melhor em horário alargado nas escolas, defende a ministra.
Os horários competem ao ministério mas a gestão dos espaços depende ainda das autarquias e das associações de pais, pelo que o horário alargado seria o modelo desejado mas não garantido.

 

Avaliação de manuais escolares

A ministra da Educação anunciou que o Governo está a estudar um método para poder avaliar os livros escolares disponíveis no mercado, tal como está definido na lei "há muito tempo". "Neste momento já está a decorrer um estudo internacional de comparação das práticas educacionais e esperamos, até Outubro, definir um modelo...".

 

A ministra admite que a avaliação dos manuais escolares possa provocar a contestação das editoras, mas entende que esta é uma medida "muitíssimo importante" para acabar com a situação caótica de "chegar a haver 20, 30 livros escolares para uma disciplina do primeiro ciclo. É um mercado completamente desregrado, não tem havido nenhuma intervenção que dê orientação às editoras. E o resultado são péssimos manuais no mercado, uma concorrência desproporcionada, um desnorte completo porque um professor não tem capacidade para seleccionar entre 30 manuais da sua disciplina", explica.

 

» Mais informação...

topo

Notícias Europeias e Internacionais

i2010: Lançamento de estratégia europeia

 

A Comissão Europeia adoptou em 1 Junho a iniciativa "i2010: Sociedade de Informação Europeia 2010" para promover o desenvolvimento e o emprego na sociedade de informação e na indústria dos media. i2010 é uma estratégia detalhada para modernizar e desdobrar todos os instrumentos da política da União Europeia no sentido de incentivar o desenvolvimento da economia digital: instrumentos reguladores, pesquisas e parcerias com a indústria. A Comissão vai, em particular promover as redes de alta velocidade e banda larga seguras de forma a disponibilizar conteúdos diversificados e de qualidade na Europa.

 

» Mais informação...

 

Microsoft vai pagar 8,9 milhões por usar software registado

 

O tribunal de Santa Ana, nos EUA, condenou a Microsoft a pagar uma indemnização de 8,9 milhões de dólares – 7,2 milhões de euros – por ter usado indevidamente um software cuja patente pertence a um cidadão guatemalteco. Em causa está um programa que permite a utilização de apenas uma folha de cálculo quando é necessário trabalhar simultaneamente com o Excel e uma aplicação de bases de dados Access.

 

» Mais informação...

 

Vírus dissemina-se por e-mail falso sobre suicídio de Michael Jackson

 

Um novo vírus informático está a infectar computadores de todo o mundo com o sistema operativo Windows através de um e-mail sobre uma suposta tentativa de suicídio de Michael Jackson, alertam as empresas de segurança.

A mensagem pretende captar a atenção dos utilizadores usando como isco o cantor que tem estado envolvido num julgamento por suspeita de crime de abusos sexuais de menores.
O e-mail falso vem com um link, supostamente para o bilhete de suicídio de Jackson. Na verdade, o acesso ao site permite a entrada de um vírus que dá a outros acesso às informações na máquina.

A mensagem infectada foi detectada esta sexta-feira, estando já online várias cópias. Como muitos dos últimos vírus do Windows, esta praga engana o utilizador levando a infectar o seu computador.

 

» Mais informação...

Microsoft reconhece falhas críticas no Windows

 

Os utilizadores do Windows estão a ser aconselhados pela Microsoft a fazerem o download das últimas actualizações dos sistemas de segurança disponíveis na página do gigante norte-americano, como forma de colmatarem falhas críticas detectadas no programa.

Avisos difundidos pela Microsoft alertam para o facto de terem sido detectadas três brechas nos sistemas Windows e Internet Explorer, as quais permitem aos hackers lançar um ataque ao computador.


Entre as recomendações fornecidas pela empresa, está a importância dos utilizadores manterem desligados os sistema de actualização automática de programas, de forma a impedir que hackers assumam o controlo do computador.

Ampliando a sua estratégia megalómana, a empresa de Bill Gates também já anunciou a intenção de comercializar o seu próprio anti-vírus e sistema de segurança para computadores pessoais, que será de subscrição anual, e que terá o nome de Windows OneCare: http://beta.windowsonecare.com

 

» Mais informação...

topo

Relatório de Avaliação e Impacto da Educação e da Formação

O Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (CEDEFOP) publicou o 3º relatório da formação vocacional e pesquisa de formação  - “O valor da aprendizagem”. Este relatório refere-se à pesquisa actual nestas matérias e focaliza-se especificamente na avaliação das reformas e das medidas e nos impactos da educação e da formação para a sociedade, para os indivíduos e para as empresas.

 

» Mais informação...

 

 
Sobre a Newsletter EduTIC